Ano de lançamento: 2017 (fundação em 2016)
Quantidade de usuários: 1 bilhão de usuários ativos por mês
Em 2018, o aplicativo de dublagem Musical.ly se fundiu ao TikTok, um concorrente semelhante lançado um ano antes. Hoje o TikTok é mais popular do que qualquer outra plataforma de mídias sociais na lojas de aplicativos, com a expectativa de alcançar 1,5 bilhão de usuários ativos por mês em 2022.
Para quem lembra do Vine ou do Musical.ly, o TikTok é uma mistura dos dois.
A plataforma permite a gravação de vídeos curtos que são reproduzidos ininterruptamente como no Vine. No entanto, como no Musical.ly ou no Snapchat, é possível adicionar efeitos divertidos, filtros de realidade aumentada, texto e áudios para deixar tudo mais legal. Seguindo o padrão de plataformas semelhantes de vídeos, a adesão principal é de usuários abaixo de 30 anos.
Os usuários podem adicionar hashtags aos vídeos que gravam, para que eles apareçam nas pesquisas com mais facilidade.
O guia “Descobrir” também faz sucesso no TikTok. Essa área da plataforma mostra as hashtags em alta para que o usuário se divirta com a comunidade. Ao postar um vídeo em resposta a um desafio, o usuário pode incluir a hashtag correspondente para que os seguidores do desafio possam assistir.
Além de divertido, o aplicativo está “se alastrando para o território do branding”, como disse Krystal Wu, ex-gerente de comunidade de mídias sociais da HubSpot. Ela explicou que mais marcas estão na plataforma, acrescendo que “o The Washington Post também está no TikTok e é bem famoso por lá”.
Como ela disse, o The Washington Post já conquistou mais de 1 milhão de seguidores.
Espera-se que o jornal poste conteúdos mais sérios ou investigativos, mas o tom deles é mais leve no TikTok, mostrando mais o que acontece nos bastidores da redação.
Nesse exemplo, um dos jornalistas sobe uma escadaria ao som da música “Electric Feel”, do grupo MGMT:
Marcas como a Guess também começaram a experimentar o TikTok.
Para promover sua nova linha jeans, a Guess lançou o desafio #inMyDenim, convidando os usuários a publicarem vídeos em que vestem peças jeans da Guess ao som da música “I’m a Mess”, de Bebe Rexha.
No momento, empresas de moda, publicidade e entretenimento estão começando a brincar com o TikTok. Com o crescimento da plataforma, poderemos vê-la conquistar outros setores, que poderão usar a criatividade e investir em táticas de marketing mais visuais.
Em 2021, 46% dos profissionais de marketing de redes sociais que participaram da pesquisa do Blog da HubSpot revelaram que o TikTok oferece um ROI alto, ficando atrás apenas do Instagram e do YouTube. Por isso, 93% dos profissionais de marketing que já usam o TikTok pretendem investir o mesmo valor ou mais na plataforma em 2022 e no futuro.
Embora talvez ainda não seja interessante dedicar todos os seus recursos de mídias sociais ao TikTok, estamos em um bom momento para conhecer o aplicativo e começar a fazer experimentos com alguns vídeos divertidos.
Também pode valer a pena fazer um brainstorming sobre alguns desafios ou vídeos que podem estar em sintonia com a sua marca e com o público jovem da plataforma. Caso veja alguma marca de um setor de Motoboy ou outro ramo em um momento semelhante ao seu, siga-a para se inspirar.