É relativamente fácil criar um anúncio no TikTok.
Primeiro é preciso ter uma conta empresarial para montar, gerenciar e monitorar seus anúncios. A próxima etapa é descrever sua empresa de criação de site São Paulo ou de outro ramo e definir o tipo de pagamento.
É aqui que a diversão começa. O TikTok Ad Manager está disponível em dois modos: simplificado e personalizado.
Nas duas opções, você monta seu anúncio passo a passo. Você primeiro esboça a campanha. Depois, define os grupos de anúncios e, por fim, cria cada anúncio.
Veja a diferença entre os dois modos:
- O modo Simplificado segue um fluxo simples e direto para a criação de anúncios, deixando todo o trabalho pesado ao encargo do algoritmo do TikTok.
- O modo Personalizado oferece aos anunciantes total controle sobre os anúncios, com opções avançadas de personalização, como testes A/B, direcionamento de público com base nos vídeos e interações do criador e combinações de anúncios.
A escolha dos modos não é permanente; sempre dá para mudar.
Agora que você já sabe como funcionam os anúncios no TikTok, vejamos como criar sua conta e montar um anúncio.
Tipos de anúncios do TikTok
Branded Effects
Os anúncios do tipo Branded Effects usam 2D, 3D ou RA para adicionar imagens dos seus produtos aos vídeos do TikTok. As marcas geralmente criam adesivos ou filtros dos produtos que os TikTokers podem usar ao fazer seus vídeos. Esses adesivos e filtros aumentam o engajamento e o reconhecimento de marca, e o uso deles geralmente envolve conteúdos específicos da marca.
A marca esportiva Puma usou o Branded Effects para promover um novo modelo de chuteiras. O adesivo 3D da marca convidava os usuários para um jogo de realidade virtual com uma bola de futebol. Eles combinaram o adesivo do Branded Effects com um desafio de hashtag que culminou em mais de 100.000 vídeos de conteúdos gerados por usuários.
Brand Takeovers
Os Brand Takeovers são um formato de publicidade que podem incluir TopView, In-Feed e Branded Hashtags, tudo ao mesmo tempo. Também podem ser vídeos, gifs ou imagens estáticas. O diferencial dos Brand Takeovers é que o TikTok veicula apenas uma empresa por dia, a partir de R$ 50.000 por dia.
A marca de roupas Guess fez uma Brand Takeover no TikTok para promover um novo modelo de calça jeans. Ao longo de seis dias, a conta do TikTok da Guess conquistou mais de 12 mil novos seguidores (em inglês) e gerou uma taxa total de engajamento de 14,3%. O Brand Takeover deles teve TopView, Branded Hashtag e In-Feed Ads.