Em 2018, o aplicativo de compartilhamento de música Musical.ly foi comprado pela empresa de tecnologia chinesa Bytedance, fundindo-se em novo aplicativo, o TikTok.
No início, o TikTok era uma rede social de vídeos em que os usuários compartilhavam clipes curtos dublando ou fazendo coreografias para os hits do momento. Desde então, a rede cresceu e hoje abriga vídeos mais diversificados, tornando-se o lugar ideal para explorar ao máximo o potencial criativo das marcas.
Após a fusão, a base de usuários ativos do TikTok cresceu quase 800% . Hoje a plataforma tem mais de 1 bilhão de usuários mensais e as marcas estão usando anúncios no TikTok para alcançá-los.
O que é o TikTok For Business?
O TikTok For Business é uma ferramenta completa para profissionais de marketing veicularem anúncios no TikTok. Em vez de criar uma estratégia própria, a plataforma ajuda os profissionais de marketing digital ao longo de todo o processo de criação de anúncios, definição de orçamento, alcance de públicos-alvo e análise de dados de campanhas.
O TikTok declara que seu objetivo é auxiliar as empresas a soltar a criatividade. Para isso, a plataforma ensina a usar o aplicativo por um serviço próprio de e-learning e oferece orientação para a criação de anúncios no seu TikTok Ads Manager.
Tipos de anúncios no TikTok
O único formato publicitário disponível para empresas no TikTok são os anúncios em vídeo. A plataforma TikTok Ads Manager do TikTok For Business ajuda profissionais de marketing a criar esses anúncios, oferecendo cinco opções de formatos.
TopView
Os TopViews são vídeos que aparecem uma vez por dia, imediatamente após o usuário abrir o TikTok pela primeira vez. Veja este exemplo de um TopView da marca de doces M&M’s criado para divulgar uma experiência virtual do Dia das Bruxas.
O TopView pode ter até 60 segundos, superando a duração típica dos vídeos do TikTok. Portanto, ele é perfeito para empresas interessadas em divulgar produtos ou serviços que demandam períodos maiores de atenção, como peças para TV.
In-Feed Ads
In-Feed Ads são vídeos que aparecem na página de descoberta dos usuários, também conhecida como a página Para você (ou For You Page). Essa é a primeira página que os usuários acessam ao abrir o aplicativo. A página Para você exibe vídeos que o algoritmo do TikTok acredita serem do interesse do usuário com base na atividade no aplicativo.
Esses anúncios aparecem como o quarto vídeo que os usuários veem ao rolarem o feed. Para efeitos de comparação, esse tipo de anúncio é semelhante àqueles que aparecem no feed do Instagram. Veja este exemplo de In-Feed Ads criado pelo serviço de delivery GrubHub.