Web design responsivo não é o futuro

Em 2000, o FWA (um popular programa de premiação de sites) deu seu prestigioso prêmio de Site do Ano para Look and Feel New Media, mostrado abaixo. Visite o site para um contexto do que vou discutir, mas abaixe seus alto-falantes ou fones de ouvido porque tem música de fundo.

O site Look and Feel New Media é um site simples em Flash para os padrões de hoje, mas era o estado da arte quando o Flash era uma tecnologia inovadora da web.

Agora, treze anos depois, com as capacidades dos padrões HTML5 e CSS3, o Flash está agora a caminho da extinção no sentido de, no mínimo, design e desenvolvimento web moderno. Até mesmo a proprietária da tecnologia Flash, a Adobe, decidiu descontinuar o desenvolvimento da versão móvel desta plataforma de mídia rica onipresente. Então, o que isso tem a ver com web design responsivo (RWD)?

Bem, web design responsivo ganhou uma enorme quantidade de impulso desde a sua introdução em 2010 através de um artigo chamado “ Responsive Web Design ” publicado em A List Apart. E a popularidade da filosofia de design hoje é comparável aos sites em Flash no início dos anos 2000. Deixe-me afirmar que o Flash é uma tecnologia, enquanto o web design responsivo é uma filosofia de design independente de dispositivo, de modo que não é uma comparação direta de maçãs com maçãs.

No entanto, é um paralelo para abrir nossas mentes ao considerar a filosofia de design sempre atraente que é o design responsivo da web. Assim como o HTML sobreviveu ao debate Flash versus HTML da última década, acredito que não devemos descartar outras técnicas e alternativas de desenvolvimento móvel ainda. Abaixo, discutirei alguns problemas que percebi com o design responsivo da web (RWD).

Desempenho na Web

Sites responsivos não são muito menores em tamanho de download quando visualizados em dispositivos menores ou resoluções de tela quando comparados a serem visualizados em um navegador de desktop conectado a um provedor de serviços de Internet de banda larga. No ano passado, Guy Podjarny, arquiteto-chefe de produtos da Akamai testou 347 sites apresentados na galeria de web design responsivo Media Queries usando o Google Chrome com vários dispositivos e a ferramenta baseada na web WebPagetest . Ele descobriu que o tamanho da página da Web e os resultados do tempo de carregamento eram quase idênticos, independentemente da resolução do dispositivo ou da tela sendo testada.

Os resultados do teste de Podjarny podem ser encontrados em sua apresentação no BDConf. O que isso significa? Mesmo que possamos visualizar um site responsivo em uma tela menor e exibir conteúdo menos visível ou imagens de tamanho menor, isso não significa que o site será carregado mais rapidamente.

Você pode dizer: “Mas isso não é grande coisa, a internet móvel é muito rápida agora”. É verdade que as redes móveis estão se tornando cada vez mais rápidas. No entanto, as velocidades da Internet móvel ainda ficam atrás das velocidades da Internet de banda larga. Atualmente, navegar na Web usando um computador desktop ainda é significativamente mais rápido.

No ano passado, a velocidade média de internet de banda larga foi de 2,6 Mbps contra apenas 2,02 Mbps para a velocidade média de internet da rede móvel de smartphones. No ano anterior, a velocidade média da internet móvel era de apenas 1,18Mbps . No melhor cenário, a internet de banda larga ainda é 28,7% mais rápida que a internet móvel de smartphones.

Qual a importância da velocidade do site? Que tipos de margens temos em termos de usuários que perdoam até mesmo um tempo de carregamento um pouco mais longo? De acordo com a pesquisa do Google, os usuários de dispositivos móveis “esperam que sua experiência móvel seja tão boa quanto a experiência no desktop”. O infográfico da KISSmetrics abaixo mostra o impacto dramático do tempo de carregamento.

Um site de comércio eletrônico que ganha R$ 100.000 por dia pode estar perdendo R$ 2,5 milhões por ano com apenas um segundo de atraso de página.

Não é exagero supor que as soluções dedicadas de desenvolvimento web móvel serão mais otimizadas do que o design web responsivo porque elas abordam especificamente dispositivos móveis. Uma comparação rudimentar de soluções móveis dedicadas versus soluções RWD sugere que isso é verdade. É claro que existem maneiras de otimizar web designs responsivos , como servir imagens menores e carregar scripts condicionalmente, mas é preciso pensar no teto de desempenho dessas técnicas de otimização em comparação com o desenvolvimento de sites específicos para dispositivos móveis.

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