O que é sentimento de marca?

O sentimento da marca refere-se às menções à sua marca online e aos sentimentos por trás delas. Se uma marca recebe publicidade boca a boca positiva, ela tem um sentimento de marca positivo. Mas se eles forem pegos em um pesadelo de relações públicas, seu sentimento de marca será negativo.

Você pode acompanhar essas mudanças nas atitudes dos consumidores em relação à sua marca realizando uma análise de sentimento da marca. Uma análise de sentimento da marca reúne todas as menções à sua marca para determinar se são positivas, negativas ou neutras.

Como medir o sentimento da sua marca

Agora você sabe por que o sentimento da marca é essencial, mas como você o mede?

Você pode medir o sentimento da sua marca coletando todas as menções à marca e determinando se cada uma é positiva, negativa ou neutra. A partir daqui, você pode calcular uma pontuação geral do sentimento da marca para avaliar quantas menções positivas e negativas você recebeu ou pode analisar e responder a comentários individuais.

Você precisará incluir menções marcadas e não marcadas de sua marca e, em muitos casos, convém observar o contexto da menção. O contexto às vezes muda o significado de uma frase, então não negligencie esta etapa!

Ferramentas de análise de sentimento da marca

A maioria das marcas de médio ou grande porte recebe tantas menções que dificultam a medição manual do sentimento da marca. Felizmente, existem muitas ferramentas de análise de sentimento da marca para automatizar o processo. Algumas opções excelentes incluem:

Mentionlytics

Mentionlytics é uma ferramenta de monitoramento de marca que permite selecionar qualquer palavra-chave que você deseja monitorar e compilar menções dessa palavra-chave nas mídias sociais e em outros lugares da web. Ele também possui um software automatizado de análise de sentimentos para que você possa ver rapidamente se essas menções são positivas, negativas ou neutras.

Relógio de marca

A Brandwatch também compila menções de mídias sociais, incluindo postagens e mensagens diretas (DMs). Ele informa o sentimento de cada postagem, juntamente com uma visão geral de suas menções totais e seu sentimento. Para ajudá-lo a ficar alerta, ele notifica sobre possíveis ameaças à sua marca.

Pesquisador social

No Social Searcher , é gratuito pesquisar as palavras-chave escolhidas e ver a análise de sentimentos para elas, juntamente com outras estatísticas de postagem. Se você atualizar para a versão premium, também receberá um registro armazenado de suas menções anteriores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *