Segundo a Pesquisa de Marketing de Redes Sociais de 2022 da HubSpot, a maioria dos profissionais de marketing faz pesquisas semanais ou mensais sobre plataformas de redes sociais novas ou em ascensão.
Ao visitar a App Store ou o Google Play e pesquisar “rede social”, há centenas de opções de aplicativos. Com uma quantidade de plataformas sociais que só cresce, será que alguma pode realmente ser um divisor de águas para os profissionais de marketing esse ano?
A verdade é: provavelmente, sim. O ano de 2020 mudou a forma como fazíamos as coisas, inclusive socializar. O distanciamento social se tornou uma parte corriqueira da vida e deixou um vazio na forma como nos comunicamos presencialmente.
Independentemente de qualquer coisa, o ser humano é adaptável, e diversos sites de redes sociais surgiram nos últimos meses para recriar as comunidades que tivemos de abandonar de repente.
As tendências das redes sociais
Até aqui, as tendências mais em voga são de redes sociais de áudio e streaming de vídeo ao vivo.
O streaming de vídeo ao vivo (32%) foi o formato que mais recebeu investimentos dos profissionais de marketing esse ano, ficando atrás apenas dos conteúdos em vídeos curtos. Os dados também revelaram que o streaming teve um desempenho melhor do que o esperado para 52% profissionais de marketing de mídias sociais participantes da pesquisa.
Isso mostra que plataformas como Twitch e Discord estão crescendo para abranger mais do que o mundo dos games.
A pesquisa conduzida pelo Blog da HubSpot descobriu que 65% dos profissionais de marketing de redes sociais classificam as salas de bate-papo por voz entre os três principais formatos mais eficazes. Assistir o crescimento desses canais sociais jovens e promissores ajudará você a determinar quais valem a pena usar para a sua marca ou não.
E, caso opte por embarcar em um novo canal social em alta logo no início do burburinho, você pode ter mais tempo para entender quais conteúdos promocionais funcionam por lá. Isso colocará você à frente dos concorrentes que aderirem à tendência depois e que, provavelmente, terão mais dificuldade para bolar posts criativos.
Para ajudar você a se manter no auge das redes sociais, compilamos uma lista de sete novas plataformas que precisam entrar no seu radar esse ano. Todas essas plataformas conquistaram uma vasta base de usuários e o interesse de investidores ou da imprensa nos últimos meses.
Para cada plataforma, mostraremos o esquema de funcionamento, características da base de usuários, por que pode ser promissora para profissionais de marketing no futuro e os benefícios de uso hoje para sua empresa de laudos elétricos NR10 e outras empresas de outros ramos.