1. Twitch
Ano de lançamento: 2011
Quantidade de usuários: 140 milhões de usuários ativos por mês
A Twitch é uma plataforma de streaming ao vivo que possibilita aos criadores interagirem com o público em tempo real. Sua principal fonte de tráfego é de fãs de jogos.
Os gamers podem se gravar jogando títulos populares como Fortnite e Minecraft, enquanto o público assiste e interage. Alguns criadores também oferecem conteúdo exclusivo para quem tiver um plano pago de assinatura.
Além de jogos, há vídeos e lives sobre culinária, música e praticamente qualquer coisa nessa rede social. A Twitch também oferece eventos interativos ao vivo, de esportes a festivais, para a média de 30 milhões de visitantes diários.
O público na Twitch é predominantemente jovem, com 70% dos espectadores entre 16 e 34 anos. Da perspectiva das marcas, é uma ótima plataforma para construção de comunidade onde os profissionais de marketing podem se conectar em um nível pessoal com o público-alvo.
De sessão de dúvidas a conteúdos de bastidores, as marcas podem interagir com o público de diversas maneiras.
Segundo a pesquisa do Blog da HubSpot de 2021, 75% dos profissionais de marketing de redes sociais B2B planejam aumentar o investimento na Twitch em comparação a 28% dos profissionais de marketing B2C.
Semelhante aos influenciadores de outras redes sociais, os streamers podem viver com o que ganham na Twitch por meio de assinaturas, anúncios e doações.
As marcas têm diversas opções de veiculação de anúncios, como um carrossel na página inicial e integrações para lives. Também é possível patrocinar streamers específicos com quem os espectadores têm um alto engajamento.
Com o público da Twitch indo além dos games, fica mais fácil para as marcas encontrarem uma forma de se inserirem. Além disso, as marcas não ficam limitadas a trabalhar apenas com os streamers da plataforma. Elas podem marcar presença com uma conta de marca e recursos como os emotes, que são emoticons que podem ser utilizados na plataforma.
2. Discord
Ano de lançamento: 2015
Quantidade de usuários: 100 milhões de usuários ativos por mês
O que nasceu como uma plataforma de jogos hoje é um aplicativo expandido de bate-papo.
Vejamos como o Discord funciona: a plataforma funciona em servidores, que são comunidades que aceitam bate-papo por vídeo, áudio e texto. Cada usuário pode montar seu próprio servidor ou entrar para um servidor criado por outro membro.
No início, o Discord era muito popular entre gamers que buscavam uma plataforma para transmitir jogos e se conectar com uma comunidade mais ampla. Após captar investimentos de R$ 500 milhões em 2020, o Discord anunciou planos de expansão que iam além dessa comunidade.
Em um post, o cofundador e CEO Jason Citron disse que os usuários queriam essa mudança.
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