4 maneiras pelas quais os arquivos robots.txt melhoram o SEO

Embora o uso de arquivos robots.txt não garanta classificações superiores, isso importa para o SEO.

Eles são um componente técnico integral de SEO que permite que seu site funcione sem problemas e satisfaça os visitantes. O SEO visa carregar rapidamente sua página para os usuários, fornecer conteúdo original e impulsionar suas páginas altamente relevantes. Robots.txt desempenha um papel importante em tornar seu site acessível e útil.

Aqui estão quatro maneiras de melhorar o SEO com arquivos robots.txt.

1. Preserve seu orçamento de rastreamento

O rastreamento de bot de mecanismo de pesquisa é valioso, mas o rastreamento pode sobrecarregar sites que não têm força para lidar com visitas de bots e usuários. O Googlebot reserva uma parte do orçamento para cada site que se adapta à sua conveniência e natureza. Alguns sites são maiores, outros têm imensa autoridade, então eles recebem uma verba maior do Googlebot.

O Google não define claramente o orçamento de rastreamento, mas diz que o objetivo é priorizar o que rastrear, quando rastrear e com que rigor. Essencialmente, o “orçamento de rastreamento” é o número alocado de páginas que o Googlebot rastreia e indexa em um site em um determinado período de tempo. O orçamento de rastreamento tem dois fatores determinantes:

  • O limite da taxa de rastreamento impõe uma restrição ao comportamento de rastreamento do mecanismo de pesquisa, para que não sobrecarregue seu servidor.
  • Demanda de rastreamento , popularidade e atualização determinam se o site precisa de mais ou menos rastreamento.

Como você não tem um suprimento ilimitado de rastreamento, pode instalar o robots.txt para evitar que o Googlebot acesse páginas extras e direcioná-las para as mais importantes.

Isso elimina o desperdício do seu orçamento de rastreamento e evita que você e o Google se preocupem com páginas irrelevantes.

2. Evite pegadas de conteúdo duplicadas

Os mecanismos de pesquisa tendem a desaprovar o conteúdo duplicado, embora especificamente não queiram conteúdo duplicado manipulativo . Conteúdo duplicado como PDF ou versões para impressão de suas páginas não penalizam seu site.    No entanto, você não precisa de bots para rastrear páginas de conteúdo duplicadas e exibi-las nas SERPs.

Robots.txt é uma opção para minimizar o conteúdo duplicado disponível para rastreamento. Existem outros métodos para informar o Google sobre conteúdo duplicado, como canonização, mas você também pode eliminar o conteúdo duplicado com arquivos robots.txt para economizar seu orçamento de rastreamento.

3. Passe o valor do link para as páginas certas

Equidade de links internos é uma ferramenta especial para aumentar seu SEO. Suas páginas com melhor desempenho podem aumentar a credibilidade de suas páginas ruins e medianas aos olhos do Google.  

 No entanto, os arquivos robots.txt dizem aos bots para fazer uma caminhada assim que chegarem a uma página com a diretiva.

Isso significa que eles não seguem os caminhos vinculados ou atribuem o poder de classificação dessas páginas se obedecerem à sua ordem. Seu link juice é poderoso e, quando você usa o robots.txt corretamente, o valor do link passa para as páginas que você realmente deseja elevar, em vez daquelas que devem permanecer em segundo plano. Use somente arquivos robots.txt para páginas que não precisam de equidade de seus links na página.

4. Designe instruções de rastreamento para os bots escolhidos

Mesmo dentro do mesmo mecanismo de pesquisa, há uma variedade de bots. O Google possui rastreadores além do “Googlebot” principal , incluindo Googlebot Images, Googlebot Videos, AdsBot e muito mais. Você pode direcionar os rastreadores para longe dos arquivos que não deseja que apareçam em pesquisas com robots.txt. Por exemplo, se você deseja impedir que arquivos apareçam nas pesquisas do Google Imagens, você pode colocar diretivas de não permissão em seus arquivos de imagem.

Em diretórios pessoais, o robots.txt pode impedir bots de mecanismos de pesquisa, mas lembre-se de que isso não protege informações confidenciais e privadas.

Related Posts

O que é personalização no marketing digital?

Bem-vindo ao mundo do marketing digital! Se você está interessado em aprender sobre como promover sua marca e alcançar mais clientes online, está no lugar certo. O…

Lei de Conflito de Interesses Comentada

A Lei de Conflito de Interesses é um marco regulatório essencial para manter a ética e a integridade nas práticas profissionais. Este artigo visa comentar e discutir…

Dicas-para-melhorar-a-experiencia-do-usuario-do-seu-site-de-engenharia-eletrica-focado-em-manutencao-de-cabine-primaria

Dicas para melhorar a experiência do usuário do seu site de engenharia elétrica focado em manutenção de cabine primária

Introdução A experiência do usuário desempenha um papel fundamental no sucesso de um site de engenharia elétrica focado em manutenção de cabine primária. Neste artigo, compartilharemos dicas…

Marketing-de-desenvolvimento-de-clientes-para-empresas-de-tecnologia

Marketing de Desenvolvimento de Clientes para Empresas de Tecnologia

No mundo altamente competitivo das empresas de tecnologia, o desenvolvimento de clientes desempenha um papel fundamental para impulsionar o crescimento e o sucesso. Neste artigo, discutiremos o…

Marketing-de-relacionamento-com-influenciadores-para-empresas-de-tecnologia

Marketing de Relacionamento com Influenciadores para Empresas de Tecnologia

Introdução O marketing de relacionamento com influenciadores tem se tornado uma estratégia cada vez mais popular para empresas de tecnologia que desejam aumentar sua visibilidade, estabelecer credibilidade…

Marketing-de-personalizacao-para-empresas-de-tecnologia

Marketing de Personalização para Empresas de Tecnologia

Introdução Neste artigo, discutiremos o Marketing de Personalização e seu papel fundamental para as empresas de tecnologia. Com a crescente demanda por experiências personalizadas, as empresas precisam…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *