O controle de versão é mais útil quando você encerra apenas as alterações relacionadas em um commit.
Isso garante que o commit possa ser revertido facilmente sem efeitos colaterais. O hábito de fazer commits frequentes também ajuda seus colegas de trabalho a entender mais facilmente a progressão de suas alterações. O Git torna os commits granulares mais fáceis do que qualquer outro sistema de controle de versão (VCS) porque você pode determinar exatamente quais mudanças devem ser feitas no próximo commit.
Um recurso do Git chamado área de teste torna isso possível. Aprenda a usar e amar a área de teste porque é um dos componentes mais essenciais e exclusivos do Git. Aqui estão alguns recursos sobre a área de teste do Git:
- Por que a área de preparação é tão útil
- Qual é o benefício do teste do Git? Um tópico de discussão sobre o valor da área de teste do Git
- Ah! Momentos ao aprender Git: uma postagem no blog que destaca a experiência esclarecedora que você terá depois de perceber como a área de encenação funciona
- A área de teste é um pequeno guia sobre a área de teste do Git
Use uma GUI do Git
Embora o uso de uma GUI definitivamente não seja um requisito, eu recomendo. O uso de uma GUI facilita muitas tarefas e oferece uma vantagem inicial. Afinal, usar o Git não é aprender comandos e parâmetros de cor, é usar o Git para melhorar seu fluxo de trabalho de codificação.
Se uma GUI aprimora seu fluxo de trabalho de codificação, não há motivo para tornar as coisas mais difíceis para você. Aqui estão algumas GUIs do Git para conferir:
- Tortoise Git: GUI Git de código aberto para Windows
- GitX (L): cliente Git Mac OS X de código aberto
- SourceTree: GUI gratuita do Git (e Mercurial) para Mac e Windows
- git-cola: uma GUI Git de código aberto
- Tower: GUI Git da minha empresa para usuários de Mac
Usar uma GUI não o aliviará de ter que aprender o básico, mas quando estiver satisfeito com o nível de domínio do Git que você possui, investigue as ferramentas que facilitarão sua vida.
Comprometa-se a usar o Git
Usar uma nova ferramenta pode causar um pouco de dor de cabeça nos primeiros dias.
A única maneira de passar por essa curva de aprendizado é continuar. Não olhe para trás; assumir um compromisso total. Introduzir o Git em seu fluxo de trabalho de codificação normal logo provará ser uma das maiores e mais significativas coisas que você fez nos últimos tempos.
Evite fazer exceções como “Usarei o Git para esses projetos, mas não para esses outros projetos”. Pelo menos no início. A mentalidade de se comprometer totalmente com o Git oferece mais oportunidades para praticar, simplifica as coisas porque você sabe que o projeto atual em que está trabalhando está usando um sistema de controle de versão e, o mais importante, torna o Git parte de seus hábitos de codificação. No futuro, você verá que existem apenas algumas situações em que você não precisa usar o Git. Você não saberá quais são essas situações até usar o Git em todas as situações que puder. No início de sua jornada em direção ao domínio do Git, assuma 100% de compromisso com ele.