1. Defina suas metas
Antes de embarcar em uma jornada de marketing para seu público-alvo, defina seus objetivos. É importante definir metas para que você possa determinar se sua campanha de marketing está funcionando de forma eficaz para ajudar sua empresa a crescer.
Quando você definir metas, defina pequenas e grandes. Seus pequenos objetivos devem ajudar a mantê-lo no caminho certo para alcançar seus grandes objetivos.
Digamos que seu grande objetivo seja aumentar as conversões em 40%.
Um pequeno objetivo para ajudá-lo a atingir esse objetivo pode ser ganhar 10 novos assinantes de e-mail. Esse objetivo menor ajuda você a trabalhar para atingir seu objetivo maior.
Quando você define metas, é crucial que você defina metas mensuráveis. Essas também são conhecidas como metas SMART.
Você deseja definir metas que definam o que você deseja alcançar.
Eles também devem ser fáceis de medir.
Não diga “Queremos ganhar mais assinantes”, mas sim “Queremos ganhar 50 novos assinantes de e-mail a cada trimestre”. O segundo objetivo é específico e você pode medi-lo facilmente em um período de tempo.
Ao definir metas, você colocará seu plano de negócios de marketing digital no caminho certo para o sucesso.
2. Escolha seus métodos de marketing digital
Se você quer saber como criar um plano de marketing digital eficaz, escolha os métodos certos de marketing digital. Você sabe quem está tentando alcançar e seus objetivos, então o próximo passo é descobrir quais canais ajudarão você a alcançá-los.
Esses são apenas alguns dos canais que você pode usar para alcançar seu público. Quando você começa a moldar seu plano de marketing digital, deve escolher quais métodos deseja usar para alcançar seu público.
3. Defina seu orçamento
Seu orçamento é uma parte crucial de sua campanha. Você deve saber quanto pode gastar em sua campanha de marketing digital antes de começar a implementar seus métodos. Ter um orçamento de marketing definido permite que você distribua melhor seu dinheiro para os serviços de que precisa.
Ao definir um orçamento, você pode dividi-lo e alocar o dinheiro para diferentes canais.
Você deve encontrar um equilíbrio entre quanto está disposto a gastar em cada canal e quanto precisa investir para gerar resultados valiosos.
Por exemplo, você pode pensar que R$ 500 por campanha é suficiente para executar uma campanha PPC e, embora gere alguns resultados, não gerará o mesmo tipo de resultado que alguém que investe R$ 1.000 em uma campanha PPC.
Quando você souber quanto está disponível em seu orçamento e quanto precisa gastar em cada canal, você criará um melhor plano de negócios de marketing digital.
4. Meça os resultados
Um plano de marketing digital deve sempre ter uma estratégia de mensuração de resultados . Medir os resultados é crucial para determinar se sua empresa foi bem-sucedida com seus esforços. É importante monitorar constantemente seus resultados para garantir que você esteja lançando a melhor campanha.
Você pode usar indicadores-chave de desempenho (KPIs) para determinar o sucesso de sua campanha.
Os KPIs são estatísticas que ajudam a definir se você atingiu as metas definidas.
Se você não estiver atingindo suas metas, ele oferece a oportunidade de reestruturar suas campanhas para gerar melhores resultados. Você pode alterar e otimizar suas estratégias para ajudá-lo a alcançar melhor os consumidores.